sábado, 17 de outubro de 2009

Um mundo sem escrita...


Um mundo sem escrita
Um mundo sem escrita seria...
Não, não seria,
Não sei como existiria.
Sem marcas a deixar,
Sem bilhetes a mandar.
O caos ou a liberdade,
Loucura ou sanidade?
Sem papel e uma caneta
Sem registro de validade,
Penso que tudo perderia o sentido
Sem nada deixar à posteridade.
História, comunicação à distância,
Que meios existiriam
Para aliviar-nos nessa questão?
Num mundo sem escrita
Faltaria cérebro para tantas leis
(as necessárias à sobrevivência comunitária),
E sobraria aquele suspiro singular
No final de uma breve inspiração:
‘- Puxa, como é que começava, mesmo?’
E aquela declaração de amor
De que a amada exige repetição
Depois de trinta anos de pia e fogão?
E para finalizar
O que dizer, então,
De ônibus e aviões
Sem rota definida a vagar,
(caso o transporte coletivo exista sem escrita –
Difícil de acreditar)?
Uma vantagem encontrei
Nesse mundo sem letras, sem lei:
Nesse caso eu me livraria
De estar onde estou neste dia
E, portanto,
Nem esse texto
Eu escreveria...


http://lioness-tocadaleoa.blogspot.com/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Feira do Livro de Porto Alegre


Faltam 15 dias para a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre.

Essa Feira, como sempre, acontece na Praça da Alfândega, no centro da capital gaúcha, entre frondosos jacarandás floridos e muitas barraquinhas com livros.

Os autores circulam pela Feira e não é raro encontrá-los para um autógrafo ou um bate-papo descontraído em um dos muitos cafés.

Além desses atrativos, ainda temos a área infantil à beira do Guaíba. Vale a pena dar uma conferida.

Têm apresentações diárias de música, teatro, poesia...

Quem ainda não se motivou, esse ano tem uma atração extra: estamos em plena Bienal do Mercosul, então os Museus, o Cais do Porto e a Usina do Gasômetro estão se preparando para grandes exposições.

A cidade está fervilhando de cultura, arte e literatura.


Boa Feira a todos, Sônia Maris


Serviço: 55ª Feria do Livro de Porto Alegre

Local: Praça da Alfândega

Data: de 30 de outubro a 15 de novembro de 2009

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia dos Professores

Foto: Carlos Salgado


A Lista



Osvaldo Montenegro


Faça uma lista de grandes amigos

Quem você mais via há dez anos atrás

Quantos você ainda vê todo dia

Quantos você já não encontra mais...

Faça uma lista dos sonhos que tinha

Quantos você desistiu de sonhar!

Quantos amores jurados pra sempre

Quantos você conseguiu preservar...

Onde você ainda se reconhece

Na foto passada ou no espelho de agora?

Hoje é do jeito que achou que seria

Quantos amigos você jogou fora?

Quantos mistérios que você sondava

Quantos você conseguiu entender?

Quantos segredos que você guardava

Hoje são bobos ninguém quer saber?

Quantas mentiras você condenava?

Quantas você teve que cometer?

Quantos defeitos sanados com o tempo

Eram o melhor que havia em você?

Quantas canções que você não cantava

Hoje assobia pra sobreviver?

Quantas pessoas que você amava

Hoje acredita que amam você?




Pensei em como homenagear os professores pela passagem desse dia tão importante e me ocorreu que muitos de nossos colegas não estão mais por aqui...

Então minha homenagem é para os que foram, os que ficaram e os que ainda virão...

Feliz Dia dos Professores,

Sônia Maris

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

12 de Outubro: Dia Nacional da Leitura


Olá, pessoal!Esse ano temos um motivo extra para comemorar o dia de N.S.Aparecida e o Dia das Crianças. Em janeiro, deste ano, foi sancionada uma lei que institui o Dia Nacional da Leitura.Boa leitura a todos,Sônia Maris


A iniciativa do governo federal de instituir 12 de outubro como o Dia Nacional da Leitura e a criação da Semana Nacional da Leitura e da Literatura foram bem recebidas no RS. Para a professora Lizandra Estabel, da área de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), todas as ações de incentivo à leitura e à literatura colaboram para a divulgação da importância dos livros. 'Muitas vezes, é difícil estimular as pessoas a lerem. Com campanhas nacionais, esse movimento será facilitado', prevê. A professora destacou, ainda, que, com a formalização, será mais fácil unir as ações das diferentes esferas de governo. 'Aqui no Estado essa situação é muito visível. As prefeituras, o governo estadual e a União têm ações, porém separadas', destacou. Lizandra espera que a campanha, além de estimular a leitura, destaque a necessidade de acabar com o analfabetismo no país e permita maior integração social. 'A ideia é formar mais leitores, e que eles possam conhecer o prazer de ler', avaliou. Ela acredita que a iniciativa permitirá, ainda, interligação entre diferentes culturais estaduais.
Notícia veiculada em CORREIO DO POVO. PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2009


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

TODA MAFALDA



Quem não conhece a Mafalda e suas tiradas de humor não sabe o que está perdendo.
Ela constrange os pais com perguntas sobre a paz, os direitos humanos e os dilemas da humanidade.Seu ódio por sopas talvez seja sua única característica infantil.
Assim é Mafalda, a "filha" mais famosa do cartunista argentino Quino.
Criada em 1962 para a campanha publicitária de uma fábrica de eletrodomésticos que não vingou, a astuta garotinha de rosto redondo acabou parando nas páginas do semanário "Primera Plana", de Buenos Aires.Depois de passar pelo "El Mundo" e pelo "Siete Dias", Mafalda parou de ser desenhada em 1973.

A boa notícia é que a escola possui um exemplar do livro "TODA MAFALDA" com as tirinhas dessa menina sapeca.

Para os tecnológicos, há na internet vários sites e blogs com as tirinhas da Mafalda.
Indico o http://clubedamafalda.blogspot.com/

Espero que vocês apreciem essa dica e boa leitura.
Sônia Maris

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Biblioteca Mario Quintana

O nome da Biblioteca da nossa escola é uma homenagem ao grande poeta gaúcho Mario Quintana.
Quem quiser ler mais sobre o poeta pode acessar o site Releituras e ter uma pequena mostra do mestre em http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

10ª Feira do Livro de Alvorada




Nessa quarta-feira, dia 30 de setembro, os alunos do Ensino Médio da Escola Gentil visitaram a 10ª Feira do Livro de Alvorada.


O evento deste ano, que iniciou dia 30/09 e vai até dia 04/10, conta com inúmeras bancas de livros, sessões de autógrafos, brincadeiras para as crianças, além de shows de humor, música, teatro, dança e mágica. O patrono da Feira desse ano é o Pastor Ari Pfluck, diretor da Escola e Faculdade São Marcos. O lema da feira é "Crescendo junto com a Cidade".


Quem teve o prazer de estar na noite de ontem na Feira pode aproveitar o show da Orquestra de Câmara da Ulbra, regida por seu maestro Thiago Flores e do cantor e compositor Nei Lisboa. Simplesmente maravilhoso!




As atividades iniciam-se às 9h da manhã. Para fechar cada um dos dias, grandes espetáculos foram preparados:
30/09 - 20h30min -
Orquestra de Câmara da Ulbra & Nei Lisboa
01/10 - 21h -
Guri de Uruguaiana
02/10 - 21h -
O Teatro Mágico
03/10 - 21h - Mágico Kronnus
04/10 - 21h - Inimigos da HP




Vale a pena conferir. Cultura nunca é demais. Boa Feira a todos.


Como disse um escritor ontem à noite:


"Que todos possam levar um livro na mão e vários no coração."