segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Teatro na Feira do Livro - Oigalê

Mais um grande motivo para visitar a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre: teatro de qualidade e grátis. Isso mesmo, grátis! Nos galpões do cais do porto, mais precisamente no que eles chamam de Teatro Sancho Pança (até o nome é sugestivo) espetáculos para as crianças, que na maioria das vezes diverte mais os adultos... Hoje, assisti o sensacional Grupo Oigalê com o espetáculo "Negrinho do Pastoreio".
Não tenho as fotos de hoje...mas no site do grupo vocês podem baixar as músicas, ver alguns vídeos, fotos, espetáculos e até agendar espetáculos para as escolas... Confiram no site do Oigalê.


terça-feira, 26 de outubro de 2010

56 Feira do Livro de Porto Alegre


A maior feira de livros a céu aberto das Américas inicia na sexta-feira, 29 de outubro, e vai até 15 de novembro. “A Feira do Livro é de todos. Uma qualificada programação cultural ocorre durante os dias da Feira com acesso livre, sem custo algum aos visitantes”, destaca João Carneiro, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.
Mais informações no site da Feira do Livro

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ATA DA REUNIÃO 07/10

Ata da reunião do PROJETO LER É ARTE 2010

Reunião realizada no turno da manhã do dia 07/10/2010, com a presença das professoras: Maria Angélica, Zaida, Neusa Resende, Vanusa, Vanessa, Rosilene, Sônia Maris e Maureen, representando a direção da escola.

Primeiramente a Maureen nos esclareceu a respeito da VERBA destina aos projetos através da parceria com o Instituto Unibanco. Dispomos de 1mil reais para todos os gastos, divididos nos três turnos de funcionamento do projeto. Sabemos que a quantia é irrisória pelo tamanho do projeto, mas gostaria de lembra a todos que, por muitos anos, fizemos esse projeto sem nenhum tipo de aporte financeiro e isso nunca foi impedimento para sua realização e, diria até mais, tivemos anos (Homenagem a Mario Quintana) em que o mesmo foi espetacular.

A professora Maria Angélica questionou se a escola havia recebido o MATERIAL (TNT) disponibilizado pela SEC para todas as escolas estaduais. A Maureen disse que o material chegou e que é difícil de trabalhar, mas que está a disposição de quem quiser utilizá-lo.

Pediu-se também a presença de MONITORES no dia do Projeto Ler é Arte, 04 de novembro, para ajudar nas questões técnicas como instalação de equipamentos, abertura de salas de aula, de vídeo, de informática. Esses monitores ajudariam no cuidado desses mesmos equipamentos, haja visto que em eventos passados (Superação 2010) tivemos problemas com o desaparecimento de equipamentos (Data show e câmera fotográfica ???).

Quanto aos EQUIPAMENTOS (TV, DVD, DATA SHOW, CAIXA AMPLIFICADA, MICROFONES, CD PLAYER, CÂMERA FOTOGRÁFICA, ETC.), solicitou-se que os mesmos estejam funcionando e a disposição no dia do Projeto. E ainda que extensões, “t”, conectores, cabos estejam em pleno funcionamento e disponíveis.

Sugeriu-se que alunos fizessem um GRAFITE nos muros da escola par marcar o evento. Pensamos no aluno Vitor, conhecido como Vitinho, da turma 2102, por o mesmo já estar criando uma arte para o evento. Pensamos ainda nos alunos Maurício e Roger da 3101. Não ficou decidido quem irá fazer.

A professora Rosilene sugeriu um trabalho de arte com a criação de LETRAS GIGANTES no saguão da escola. Como seus alunos são muito pequenos, 5ª série, ela vai ver a viabilidade do projeto ser executado.

Sugeriu-se ainda que fizéssemos um BONECO para o PROJETO LER É ARTE. A professora Sônia Maris responsabilizou-se por tentar fazê-lo. Pensamos em uma cabeça gigante... e em um livro gigante. Em processo... esperamos que dê tempo de confeccioná-lo.

Ainda foi falado que a professora Ligia do CAT fará com seus alunos CHAPEUS DE LIVROS para seus alunos. Boa idéia. Esperamos que mais colegas façam o mesmo. Os alunos adoram esse tipo de acessório.

Foi sugerido que no dia do evento houvesse MUTIRÃO NA BIBLIOTECA para associação de novos leitores com GRATUIDADE da inscrição. Depois da reunião, a professora Sônia Maris falou com os bibliotecários Cleci e Marino e os mesmos gostaram da idéia e se dispuseram a colocar em prática a Idea, desde que tivéssemos autorização da diretora Alda Maria para tanto. A diretora deu aval para o projeto e os bibliotecários já estão providenciando fichas extras e cartazes para o dia.

Pensamos em responsabilizar alguns professores da ÁREA DAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS por setores do evento, como forma de ter um maior controle sobre o PROJETO LER É ARTE:

As professoras Maria Angélica e Neusa Resende ficaram responsáveis pela programação da SALA DE VÍDEO. Pensam em organizar uma bilheteria com nome do filme, horário e senha... Interessante. Trabalhoso, mas muito interessante.

A professora ROSELAINE, mesmo não estando presente na reunião, se comprometeu a organizar as APRESENTAÇÕES DE PALCO, juntamente com a professora Andréia.

Sugeriu-se ainda a confecção de SETAS indicativas de espaços... Quem fará? Imagino que sobre para as professoras de Artes.

Também foi lembrado que devemos confeccionar o CARTAZ GIGANTE com todas as apresentações. Porém esse cartaz deve ser o último a ficar pronto, pois ainda não sabemos quantas atividades teremos... Está em processo, em construção... Tão logo tenhamos todos os dados, o cartaz será feito. O CRONOGRAMA dos eventos ainda não foi colocado na sala dos professores em função das OLIMPÍADAS, mas tão logo os jogos encerrem, teremos a listagem para que todos divulguem suas atividades.

A professora Neusa Resende disse que TALVEZ a coordenadora do Unibanco libere verba extra para o projeto. A mesma ficou de conversar com a Letícia, supervisora do Unibanco. Esperamos que a professora consiga a verba. Por enquanto aguardamos.

Lembramos também que TODOS devem divulgar o projeto, pois o mesmo é da escola e não apenas de um grupo de professores. Para tanto, sugeriu-se que utilizem RÁDIO DA ESCOLA, BLOGS, ORKUT, FACEBOOK, TWITTER, JORNAIS, CARTAZES...Tudo que tivermos a disposição.

Por fim, houve uma discussão sobre se deveríamos ou não fazer um chamamento aos colegas de outras áreas, que não a das linguagens, para o cuidado das turmas. Ficou decidido que haveria um CONVITE para que os professores se engajassem no PROJETO LER É ARTE e que questões do tipo se eles ficarão ou não nas salas de aula junto com os alunos é uma decisão administrativa e não pedagógica. Lembramos que muitos colegas, professores, tanto do CAT, como do CURSO TÉCNICO, da ÁREA SÓCIO-HISTÓRICA, DA MATEMÁTICA, DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, estão realizando atividades com seus alunos e que os mesmo sentiram imenso prazer em participar desse evento, que segundo os próprios colegas é um dos maiores da escola. Tenho certeza de que seus alunos sentirão orgulho de vê-los participando e compartilhando desse momento que, afinal de contas, é dos alunos, de todos os alunos, dos nossos alunos.

Aguardamos contatos e sugestões,

PROJETO LER É ARTE 2010-10-20

Redatora da ata: Sônia Maris

http://projetolerearte.blogspot.com

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ler para bebês aumenta o vocabulário


"Quem pensa que ler livros e contar histórias é importante só para crianças maiores se engana. Ler para os bebês os deixa receptivos a palavras e sentenças mais complexas, além de apresentá-los aos livros como objetos e à ideia da linguagem escrita. No futuro, eles desenvolverão melhor linguagem, capacidade de interpretar histórias, começarão a ler com facilidade e associarão os livros a uma imagem positiva – e não à obrigação de estudar. “Bebês que ‘leem’ com os pais crescem entendendo que livros são fontes de prazer e informação, porque estão com eles em uma situação gostosa – seja nos seus braços ou no colo, ouvindo a sua voz favorita”, resume a americana Perri Klass, pediatra, jornalista e escritora."

Cáren Nakashima Continue lendo a matéria em IG

terça-feira, 14 de setembro de 2010

6º Projeto Ler é Arte


VI Projeto Ler é Arte - ano 2010

“A escola como espaço propagador da diversidade cultural”

“Educação, que precisa do educador, é apropriação da cultura.

Cultura é mais do que informações.

Cultura é tudo aquilo que não existe por si.

Cultura é tudo aquilo que o homem produziu:

conhecimento, valores, tecnologia, ciência, arte,

condutas, crenças, tradições... Tudo isso faz parte da cultura”.

Profº Vitor Henrique Paro – Faculdade de Educação USP

Apresentação do Projeto:

Objetivo:

O PROJETO LER É ARTE é um projeto cultural cujo principal objetivo, desde sua criação no ano de 2004, é incentivar o hábito da leitura através de atividades interdisciplinares e de contato com as demais artes (literatura, música, pintura, escultura, teatro, cinema, dança, desenho,HQ) pesquisando as relações existentes entre elas e possibilitando uma reflexão crítica constante que leve a experimentar e aprender coletivamente. Nessa edição, atendendo a sugestão de uma aluna do 2º ano do Ensino Médio, Amanda Rossato, o tema aprovado para o Projeto Ler é Arte será a CULTURA. Tema amplo e de fácil adaptação às diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino.

Público Alvo:

O projeto visa trabalhar com toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, direção e todos os interessados) em todas as modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Regular Fundamental e Médio, Curso Técnico, e contando inclusive com a participação da EJA.

Organização:

Embora o Projeto Ler é Arte seja uma iniciativa dos professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Redação, Artes, Inglês, Espanhol, Educação Física), espera-se que todas as demais áreas, como de costume, se envolvam e participem de forma ativa. Trabalhos interdisciplinares já estão sendo realizados por professores de História, Filosofia, Geografia, Matemática e do CAT e se incorporando a Mostra. Esse sempre foi o objetivo do Projeto: unir a Escola em torno de um mesmo ideal, com uma proposta para a educação que seja una e múltipla ao mesmo tempo.

Atividades (sugestões):

IV Sarau Literário

Mini Feira do Livro

Concurso de Textos literários

Exposições de trabalhos

Outros

Local e Data:

A mostra dos trabalhos ocorrerá, conforme definido em reunião pedagógica, no início de novembro, dia 04 de novembro, quinta-feira, nas dependências da escola, nos três turnos de funcionamento da escola. O VI PROJETO LER É ARTE acontecerá nas dependências da escola e contará com a participação de todas as turmas e todos os professores, ficando definido que no dia das apresentações será organizado um cronograma de atividades com um professor responsável por cada turma. Para que isso ocorra com tranqüilidade contamos com a colaboração de todos os colegas e funcionários da escola.

Alvorada, agosto de 2010.

VI PROJETO LER É ARTE

Projeto coletivo da Área das Linguagens

sábado, 4 de setembro de 2010

1ª Bienal Internacional do Graffiti


Essa é para quem curte grafite... Está acontecendo desde sexta-feira a 1ª Bienal Internacional do Graffiti. Obras de grafiteiros renomados como OsGêmeos, Alex Hornest, Rui Amaral, Nina, Titi Freak, Chivitz e Zezão podem ser encontradas lá além de gente nova na área.
Confira a matéria na íntegra no ba.blog