quarta-feira, 13 de julho de 2011

VII LER É ARTE "Todas as Mulheres"

imagem de Olaf Hajek

VII PROJETO LER É ARTE

“Todas as Mulheres”

TEMA do VII PROJETO LER É ARTE, “Todas as Mulheres”, foi sugestão da professora Roselaine Albino.

EXECUTORES: Professores de todas as áreas, alunos de todas as séries, níveis e modalidades de ensino( CAT, ÁREA, CURSO TÉCNICO, EJA)

COORDENADOR DO PROJETO: Profª Sônia Maris

ORIENTADORES: ÁREA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Educação Física, Inglês e Espanhol)

TEMPO PREVISTO: O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo e terá como ponto culminante uma mostra de trabalhos, desenvolvidos pelos alunos, em outubro de 2011. A data aprovada em reunião para essa mostra é dia 21 de Outubro de 2011, uma sexta-feira, nos três turnos de funcionamento da escola.

DESENVOLVIMENTO: A partir de reuniões definimos o TEMA do projeto que foi amplamente debatido e escolhido: a mulher, tendo como ideia final “Todas as Mulheres”. Esse tema já havia sido cogitado para um outro ano e acabou não sendo aproveitado. Pensamos que esse ano o tema vem reforçado pelas conquistas das mulheres em campos nunca antes imaginados, citamos como exemplo o fato de termos hoje no país, uma mulher na presidência da república.

Cada professor, sendo ou não da área, poderá trabalhar com seus alunos na preparação dos trabalhos para a Mostra, dentro da temática e respeitando o título da mesma. No dia 21/10, haverá professor responsável por cada turma, de preferência o professor do primeiro turno, que se encarregara de dar suporte à turma e cuidar da disciplina e organização da turma. Foi definido um calendário de atividades que antecede a mostra de trabalhos em outubro, com algumas reuniões de preparação, a serem agendadas com a direção e supervisão da escola. Reforçamos que as atividades realizadas em sala de aula deverão ser intensificadas a partir do segundo semestre, no retorno do recesso de julho.

OBJETIVO: O principal objetivo desse projeto desde a sua criação é incentivar o hábito da leitura, relacionando e valorizando a literatura e as demais artes como forma de expressão e criação humana. Sugerimos que as atividades contemplem atividades que envolvam qualquer expressão artística ou literária: música, poesia, dança, teatro, pintura, escultura, cinema, vídeo, fotografia, instalação, HQ... Ou outra manifestação artística que os alunos possam ter interesse de produzir. Os formatos também podem ser diversificados, sugerimos: saraus, mostras de talentos, vídeos... “O céu é o limite.”

PRODUÇÃO: Os alunos produzirão durante o ano letivo trabalhos artístico-culturais (dança, teatro, poesia, música, rituais, culinária, cinema, etc.) a partir do tema

AVALIAÇÃO: Os professores da ÁREA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Educação Física, Inglês e Espanhol) se responsabilizam em fazer a avaliação dos trabalhos que deve ser preferencialmente processual, e de repassar essas avaliações aos colegas que queiram aproveitar as mesmas.

MATERIAL: A princípio contamos apenas com recursos próprios para a execução do VII PROJETO LER É ARTE, o que não significa que a escola não possa dar algum suporte com materiais de uso comum nas aulas de artes e literatura e na disponibilidade dos recursos técnicos e humanos. Creio que algumas restrições poderão fazer bem a nossa imaginação e ainda podemos desenvolver nos alunos, e em nós mesmos, o senso de responsabilidade com o planeta e de economia de recursos. Usem a imaginação!

PROFESSORES PRESENTES:

1ª reunião (março): Letícia, Cristine, Vanusa, Michele Dermitz, Vanessa, Rosilene, Roselaine, Sônia Maris, Zaida, Elisângela, Marisa.

2ª reunião (junho): Maria Angélica, Neusa, Rosilene, Roselaine, Vanessa, Sônia Maris, Zaida.

Julho de 2011

SUGESTÕES, RECLAMAÇÕES, CRÍTICAS:

Enviem para os endereços abaixo que teremos o maior prazer em atender:

http://projetolerearte.blogspot.com

soniamarys@hotmail.com

sábado, 9 de julho de 2011

Festa Junina Gentil -1ª parte

Os preparativos para a festa junina...
alunos e professores...


Sábado, festa junina na Escola Gentil...
Muita gente se empenhou para o sucesso da festa: alunos, professores, funcionários... (em breve mas fotos...aguardem)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Cartas...

Cartas e fotos de Albert Einsten...
disponível em Abobrinhas Psicodélicas


“Uma carta não se exprime apenas pelas palavras escritas

Como um livro, uma carta também pode ser lida

cheirando-a, tocando-a, afagando-a.

É por isso que as pessoas inteligentes dirão:

“Vejamos o que diz esta carta,

enquanto os imbecis se contentam em dizer:„

“Vejamos o que está escrito.

Toda a arte está em saber ler

não somente a escrita,

mas o que vai junto com ela.”

Orhan Pamuk – Meu nome é vermelho


sábado, 21 de maio de 2011

Profª Amanda Gurgel

Virei fã dessa professora corajosa.
Pela sua sinceridade, pela sua delicadeza ao expôr um problema tão sério e que não é apenas do Rio Grande do Norte, é do Sul também.
É, com certeza, de todos os estados do Brasil.

Obrigada à todas as Amandas desse país!


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Livros e Artes Visuais


O livro quase sempre é fonte de inspiração para muitos artistas plásticos.
Utilizar o livro, literalmente, como matéria prima de suas criações foi o que fez Su Blackwell. Vejam outras obras da artista em Artes Visuais na Escola.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Wall-E

Essa coisa fofa acima é o Wall-E, personagem principal de uma animação que assiti essa semana.
Coisa de gênio mesmo. A Disney e a Pixar, quando estão inspiradas, só fazem filmes interessantes. Esse é o caso de Wall-E.
Buenas, do que se trata?
Nosso planeta Terra em um tempo não muito distante, destruído pela poluição, contaminado pela radiação, em que só os robôs foram deixados para trás...

Belíssimo, poético, reflexivo... tudo isso e mais um pouco.
Leiam mais sobre o filme no PLANETA EDUCAÇÃO.