sexta-feira, 11 de setembro de 2009

reunião 11/09

Olá, Pessoal!
Conforme agendado anteriormente, dia 11/09, aconteceu nossa reunião do Projeto Ler é Arte.
Estavam presentes as professoras: Mª Angélica, Neusa Resende, Elisângela, Rosilene, Suzane, Marlei, Sônia Maris, Maureen, Vanessa e a vice-geral Nádia, em parte da reunião.
Assuntos para serem resolvidos:
- livros comprados para o projeto: quantos são? quais são? onde estão? E as notas fiscais?
- Cronograma de atividades
- Biblioteca: horário de funcionamento e quem são os responsáveis pelo setor M-T-N?- Data do projeto
- Assuntos diversos
Como todos sabem, o Projeto Ler é Arte não possui um único dono, ele é fruto de um trabalho coletivo, do grupo de Comunicação e Expressão, mais especificamente, Literatura, Português, Redação, Inglês e Artes. Nele, as decisão são tomadas em conjunto durante as reuniões, democraticamente, de forma muito transparente. Em todas as edições do Projeto Ler é Arte jamais tivemos apoio financeiro de ninguém, seja direção da escola ou algum patrocinador externo. Muito pelo contrário, sempre tivemos que arcar com as despesas do Projeto com recursos próprios e, claro, com a participação dos alunos. Isso talvez ajude a compreender as questões que se seguem.
O que foi discutido:
Os livros comprados para o Projeto, através do Instituto Unibanco, deveriam estar a disposição dos alunos para leitura e não estão. Ao que parece, encontram-se chaveados em um armário;
Motivo: a biblioteca esteve fechada durante todo primeiro semestre e agora, no segundo semestre, ainda "funciona" precariamente, com funcionários que "quebram-galho", dividindo-se entre a biblioteca e outros setores para os quais são solicitados, deixando a desejar o funcionamento da mesma.
Além disso, não houve divulgação adequada do material adquirido para Projeto Ler é Arte e poucos professores da área sabem com qual acervo pode contar, tanto de livros como de DVDs. Isso atrasou a execução dos trabalhos. Precisamos que todos, alunos, funcionários e professores tenham acesso ao acervo da biblioteca e que saibam o que podem encontrar lá.
Resoluções do grupo:
1. Aguardar uma semana até que as notas fiscais, os livros e os DVDs apareçam; e de posse desse material, verificar se o acervo está de acordo com as aquisições;
2. Solicitamos à direção da escola, através da vice-geral, Nádia, que tivéssemos de fato bibliotecárias nos três turnos de funcionamento da escola; Ela mostrou-se bastante solicita e disposta a resolver o problema;
3. Solicitamos à coordenadora do Projeto Unibanco, profª Rosângela, na quarta-feira, dia 09/09/09, na escola, que nos disponibilizasse as notas fiscais para que pudéssemos saber exatamente o que foi adquirido. Solicitamos ainda, à Maureen, responsável pelo financeiro da escola e do Projeto Unibanco, durante a reunião, dia 11/09/09, que ela providenciasse as notas fiscais junto ao Unibanco ou mesmo uma cópia das notas com a empresa que forneceu os livros. Estamos aguardando as mesmas. Prometeram-nos para a reunião do dia 18/09, que deverá realizar-se na prórpia biblioteca, conforme sugestão da vice-geral Nádia.
4. Nova reunião em uma semana, 18/09, para avaliação do andamento das solicitações e discussão sobre a viabilidade de continuarmos com o projeto para esse ano, tendo em vista que parte dele foi comprometida devido aos problemas listados acima;
5. Adiar o evento para novembro em função do recesso prolongado (quase um mês) que atrasou em muito as atividades e ainda em função dos problemas na biblioteca. Após a reunião a supervisora Marisa Constante disponibilizou-nos a data de 06 (mostra dos trabalhos) e 07/11 (sarau) para a realização do evento, numa troca de datas com outro projeto. No turno da tarde as professoras Eliane Retamoso e Roselaine foram informadas das decisões do grupo e apoiaram as decisões. Ainda durante a tarde, a supervisora Marisa Constante tomou ciência das decisões da reunião e apoiou as mesmas.
Aguardamos para a semana melhores notícias,
Abraços, Sônia Maris e grupo



terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Faça Humor, não faça guerra"


Esse lema genial foi criação da professora Maria Angélica para o nosso V Projeto Ler é Arte.
Na reunião de sexta-feira, dia 11/09, na escola, pela manhã, discutiremos, entre outras coisas:
# divulgação;
# listagem dos trabalhos;
# distribuição dos espaços;
# levantamento do que já temos (através de compras anteriores) e o que ainda falta comprar;
# arte-final para cartazes (confeccionados pelos alunos).

Abraços, Sônia Maris
P.S. A imagem do nosso mascote com nariz de palhaço foi sugestão da profª Roselaine.
Tudo a ver...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

V Projeto Ler é Arte - Humor - reunião



Olá pessoal!

Sexta-feira, 28/08/2009, tivemos uma pequena reunião para tentar agilizar o nosso V PROJETO LER É ARTE. A próxima reunião será em 11/09, daqui a quinze dias;
Estavam presentes na reunião as professoras Neusa, Rosilene, Elisângela, Maria Angélica, Suzane, Marisa e Maureen. Além disso a diretora Alda Maria também nos deu a honra de sua presença em parte da reunião.
Buenas! O que foi tratado:
1. Confirmada a data do evento, que ocorrerá em dois dias, como já é de praxe:
Dia 23/10, sexta-feira - mostra dos trabalhos, cada turma em seu turno M-T-N ( a ideia é que todos participem EJA e Técnico inclusive)
Dia 24/10, sábado - Sarau (pelas minhas contas será o terceiro)
2. Solicitamos que os trabalhos a serem apresentados e o material para as turmas sejam listados por cada professor da área;
3. Este ano teremos um boneco gigante, sonho de muitos anos. Estamos fazendo orçamentos com algumas companhias de bonecos, entre elas, a Cia de Bonecos de Alvorada, os Bonecos da Gente, de Alvorada. Ainda não está confirmado;
4. As camisetas também estao sendo orçadas e, caso sejam feitas, serão para todos os professores da escola (acho que os funcionários também devem ganhar);
5. Maria Angélica cuidará da MÍDIA (divulgação em jornais, rádios, folders, etc);
6. Rosilene e Sônia Maris cuidarão do Sarau que acontecerá no sábado;
7. Ainda foi tratada a questão dos espaços a serem utilizados (palco, biblioteca, salas de aula, laborátório de informática...
8. Elisângela ficou encarregada da organização com as gurias do currículo;
9. Sônia Maris enviará o logo do projeto(que está ai em cima e precisa de reparos)para fazer orçamento das camisetas; O orçamento em questão deverá ficar a cargo da Maureen;
10. As demais professoras da área podem pensar em algo para se responsabilizar... é só falar, quanto mais ajuda melhor ficará o projeto;
Falei também com as professoras Roselaine (Artes) que se colocou a inteira disposição para ajudar na realização do projeto; e com a professora Lauralice (do técnico) que se prontificou a realizar o 2º Butécnico ( um mini-sarau, tipo buteco, organizado no turno da noite pelo pessoal do curso técnico.
Abraços a todas, Sônia Maris

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

V Ler é Arte - ano 2009 - Humor


V LER É ARTE

HUMOR

“Quanto mais o espírito está seguro, afirma Nietzsche, mais o homem desaprende a gargalhada (...). Nesse sentido, saber rir é momentaneamente, tornar-se “deus”, experimentar o impensável, sair da finitude da existência”.


Apresentação do Projeto:
Nossa existência é feita basicamente de momentos trágicos e cômicos. O discernimento do que nos serve e do que não serve é que vai fazer a diferença. Um bom contador de histórias sabe que tudo gira em torno do mesmo eixo: o ser humano. Humanos que somos, falíveis, frágeis, indefesos e quando menos se espera, uma fortaleza. Rir de nossas próprias desgraças, refletir sobre nossas angústias e impotências. Nessa perspectiva, pensamos em abordar a questão do HUMOR no nosso V LER É ARTE. Em vista disso, os professores da área de Comunicação e Expressão (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Artística, Literatura, Educação Física e Ensino Religioso) propõem aos demais professores da EEEB Profº Gentil Viegas Cardoso o V PROJETO LER É ARTE que pretende levar-nos a refletir sobre as diversas formas que o humor pode assumir nas artes visuais.

Objetivo:
O PROJETO LER É ARTE é um projeto cultural cujo principal objetivo é incentivar o hábito da leitura através de atividades interdisciplinares e de contato com as demais artes (literatura, música, pintura, escultura, teatro, cinema, dança, HQ) pesquisando as relações existentes entre elas e possibilitando uma reflexão crítica constante que leve a experimentar e aprender coletivamente. Trabalhos que levem a reflexão sobre as origens do humor; as implicações sociais dos diferentes tipos de humor; os preconceitos e estereótipos; as manifestações do humor nas diferentes mídias...Com esse trabalho pretende-se estimular o desenvolvimento da sensibilidade, do senso crítico e da curiosidade investigativa dos participantes.

Público alvo:
O projeto visa trabalhar com toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, direção e demais interessados) em todas as modalidades de ensino: da Educação Infantil ao Curso Técnico, contando inclusive com a EJA,

Atividades (sugestões):
A serem definidas, durante a construção do projeto, pelo grupo de professores e alunos.
Leitura e criação de charges, tirinhas, HQ, crônicas
Produção de cinema e vídeo “cômicos” (a partir de releituras de Chaplin)
Pesquisa e leitura de diferentes obras literárias que tratem da temática:
Visita-estudo com capacitação para professores ao Museu da Língua Portuguesa – São Paulo
Visitação a espaços culturais para observação, aprendizado e sensibilização;
Festival de Comédias (seleção e apresentação de filmes humorísticos)
Produções artísticas diversas sobre a temática;
II Concurso de Poesia; ????
III Sarau Literário;

Local e data:
A mostra dos trabalhos ocorrerá no final de outubro de 2009, 23/10, sexta-feira, nas dependências da escola, nos três turnos de funcionamento da escola. O Sarau acontecerá no sábado, dia 24/10, pela manhã.

Projeto Ler é Arte - ano 2008 - boicote

O ano de 2008 foi marcado por inúmeras dificuldades que não cabem aqui explicitar...
Cabe apenas dizer que o LER É ARTE desse ano não aconteceu.
O que foi lamentável pois o projeto para o ano em questão estava muito bom!
Tudo bem! O próximo ano será, esperamos, muito melhor.

IV Ler é Arte - ano 2007 - Expressões e Impressões do Amor

Alunos da profª Regina


2º Sarau Literário
Alunos da profª Sônia Maris

Alunos da profª Sônia Maris










IV LER É ARTE
“Expressões & Impressões do Amor”

Amar

Que pode uma criatura senão,
entre as criaturas, amar?
Amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
Sempre, e até de olhos vidrados, amar?

Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
Amar o que o mar traz à praia,
que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?

Amar solenemente as palmas do deserto,
que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor, um chão vazio,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.

Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.

Amar a nossa falta mesmo de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.
Carlos Drummond de Andrade










Apresentação do Projeto (proposta para ser discutida em reunião)
A procura incessante pela recuperação dos valores perdidos ou escondidos nos remete à percepção de que tudo na vida acontece pelo amor ou pela falta dele. As expressões artísticas traduzem, em suas diferentes formas, as impressões que o homem tem do amor. Em vista disso, os professores da área de Comunicação e Expressão (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Artística, Literatura, Educação Física e Ensino Religioso) propõem aos demais professores da EEEB Profº Gentil Viegas Cardoso o IV PROJETO LER É ARTE que pretende levar-nos a conhecer as expressões e impressões artísticas sobre o amor.

Objetivo:
O PROJETO LER É ARTE é hoje uma referência que ultrapassa os muros da escola. Trata-se de um projeto cultural cujo principal objetivo é incentivar o hábito da leitura através de atividades interdisciplinares e de contato com as demais artes (música, pintura, escultura, teatro, cinema, dança) pesquisando as relações existentes entre elas e possibilitando uma reflexão crítica constante que leve a experimentar e aprender coletivamente. Com esse trabalho pretende-se estimular o desenvolvimento da sensibilidade, do senso crítico e da curiosidade investigativa dos participantes.

Público alvo:
O projeto visa trabalhar com toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, direção e demais interessados) em todas as modalidades de ensino da Educação Infantil ao Curso Técnico, contando inclusive com a EJA,

Atividades:
A serem definidas, durante a construção do projeto, pelo grupo de professores e alunos.
Sugestões:
Pesquisa e leitura de diferentes obras literárias que tratem da temática:
Visitação a espaços culturais para observação, aprendizado e sensibilização;
Sessões de filmes sobre a temática;
Produções artísticas sobre a temática;
II Concurso de Poesia;
II Sarau Literário;
II Hip-Hop Gentil (falta confirmação com as organizadoras);

Local e data:
A mostra dos trabalhos ocorrerá no dia 19 de outubro de 2007, sexta-feira, nas dependências da escola, a distribuição nos turnos ainda está sendo discutida.
O Sarau Literário está previsto para 20 de outubro, pela manhã. (a confirmar)