segunda-feira, 19 de outubro de 2009

7ª Bienal do Mercosul



Um pouco da história da Bienal e da Fundação Bienal do Mercosul:


Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com sede em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à preparação e à realização das mostras e eventos que constituem as Bienais do Mercosul.
A Bienal do Mercosul coloca o Brasil como referência internacional nas artes visuais. Além de promover a integração dos países que fazem parte do Mercosul através da arte e promover a arte latino-americana como um todo, a Bienal do Mercosul oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas.
Em doze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou seis edições da mostra de artes visuais, somando 399 dias de exposições abertas ao público, 50 diferentes exposições, 3.616.556 visitas, acesso totalmente franqueado, 919.723 agendamentos escolares, 165.229 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.131 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 128 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 923 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, palestras, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.048 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.


7ª Bienal do Mercosul, ano 2009:

Quem quiser saber mais pode acessar o site da Fundação http://www.bienalmercosul.art.br/ ou ir direto ao centro de Porto Alegre, passando pelo MARGS, Santander Cultural ou pelos Armazéns do Cais do Porto.

As exposições podem ser apreciadas de terças à domingos, das 9h às 21h.

Bom passeio a todos,

Sônia Maris

Nenhum comentário: