domingo, 27 de maio de 2012

VIII LER É ARTE - Os Sete Pecados Capitais

VIII PROJETO LER É ARTE
“Os sete pecados capitais”
Hieronymus Bosch Os Sete pecados capitais, 1480, óleo sobre madeira (mesa), 120 x 150 cm. 
Museu do Prado 

Atire a primeira pedra quem nunca cometeu nenhum desses pecados:
Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Inveja, Preguiça, Orgulho ou Vaidade.

TEMA do VIII PROJETO LER É ARTE, Os Sete Pecados Capitais, foi uma sugestão da professora Raquel Borba Marmit, ex-colega, amiga e colaboradora do Ler é Arte.

EXECUTORES: Professores de todas as áreas, alunos de todas as séries, níveis e modalidades de ensino (CAT, ÁREA, CURSO TÉCNICO, EJA)

COORDENADORA DO PROJETO: Profª Sônia Maris

ORIENTADORES: ÁREA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Educação Física, Inglês e Espanhol)

TEMPO PREVISTO: O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo e terá como ponto culminante uma mostra de trabalhos, desenvolvidos pelos alunos, em outubro de 2012. A data proposta pela direção-supervisão da escola para essa mostra é dia 20 de Outubro de 2012, um sábado pela manhã. Pensamos em organizar a mostra de trabalhos na sexta-feira, 19 de outubro, nos três turnos, como de costume, e no sábado, faremos o Sarau Literário, apenas no turno da manhã.

JUSTIFICATIVA:
O tema surgiu da conjunção de alguns fatores: o primeiro deles foi a sugestão da professora Raquel, que faz um curso de extensão em Artes e que propõs esse tema para um trabalho em artes visuais. O segundo fator, não menos importante, foi a constatação da necessidade de revermos nossos valores e ao quanto nós todos, seres humanos, estamos sujeitos a todo tipo de “tentações” (Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Inveja, Preguiça, Orgulho ou Vaidade) no nosso dia a dia na escola, no trabalho, em casa, na rua...

DESENVOLVIMENTO:
Cada professor, sendo ou não da área, poderá trabalhar com seus alunos na preparação dos trabalhos para a Mostra, dentro da temática e respeitando a temática da mesma. No dia da mostra de trabalhos, haverá professor responsável por cada turma, de acordo com um cronograma de distribuição de turmas elaborado em parceria entre professores, supervisão e direção. Cada professor se encarregara de dar suporte à turma e cuidar da disciplina e organização da turma. Será definido um calendário de atividades antes da mostra de trabalhos em outubro, com algumas reuniões de preparação, planejamento e organização a serem agendadas com a direção e supervisão da escola, para que o trabalho se desenvolva da melhor maneira possível. Reforçamos que as atividades realizadas em sala de aula deverão ser intensificadas a partir do segundo semestre, no retorno do recesso de julho/agosto.
Em breve serão divulgadas algumas das atividades que já estão sendo planejadas e que podem auxiliar na construção de propostas por todas as turmas da escola, nas diferentes áreas.
Dica: no blog do Projeto Ler é Arte encontram-se várias dicas de livros, filmes, jogos que podem ser úteis na construção de suas propostas junto aos alunos.

OBJETIVO: O principal objetivo desse projeto desde a sua criação é incentivar o hábito da leitura, relacionando e valorizando a literatura e as demais artes como forma de expressão e criação humana. Sugerimos que as atividades contemplem atividades que envolvam qualquer expressão artística ou literária: música, poesia, dança, teatro, pintura, escultura, cinema, vídeo, fotografia, instalação, HQ... Ou outra manifestação artística que os alunos possam ter interesse em produzir. Os formatos também podem ser diversificados, sugerimos: saraus, mostras de talentos, vídeos... “O céu é o limite”. Apenas, gostaríamos de solicitar que os professores de cada turma ajudem, orientem, dando suporte em sala de aula e fora dela para que os trabalhos tenham a qualidade e o empenho esperado.
Importante: o trabalho é da turma, não do professor. Tentem não impor seus gostos pessoais aos seus alunos. Possibilitem que os alunos tenham espaço para criar seus próprios trabalhos, desenvolvendo suas poéticas pessoais de forma o mais autônoma possível. Não se trata de um laissez-faire, mas de uma postura de ajuda, de mediação, de orientação ao invés de uma condução-imposição do trabalho.

PRODUÇÃO: Os alunos produzirão durante o ano letivo trabalhos artístico-culturais (dança, teatro, poesia, música, rituais, culinária, cinema, objetos, instalações, etc.) a partir do tema aprovado.

AVALIAÇÃO: Os professores da ÁREA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Educação Física, Inglês e Espanhol) se responsabilizam em fazer a avaliação dos trabalhos que deve ser preferencialmente processual, e de repassar essas avaliações aos colegas que queiram aproveitar as mesmas em suas respectivas disciplinas.

MATERIAL: A princípio contamos apenas com recursos próprios para a execução do VIII PROJETO LER É ARTE, o que não significa que a escola não possa dar algum suporte com materiais de uso comum nas aulas de Artes e Literatura e na disponibilidade dos recursos técnicos e humanos. Creio que algumas restrições poderão fazer bem a nossa imaginação e ainda podemos desenvolver nos alunos, e em nós mesmos, o senso de responsabilidade com o planeta e de economia de recursos. Usem a imaginação!

SUGESTÕES, RECLAMAÇÕES, CRÍTICAS:
Enviem para os endereços abaixo que teremos o maior prazer em atender:

Temos uma sugestão: que se trabalhem junto com os pecados, as virtudes correspondentes: humildade, caridade, paciência, diligència, generosidade, temperança, castidade

Um comentário:

Nicholas Y Natasha disse...

Este Ler É Arte promete muitas emoções né sora?hihihihi
Beijos Nicholas Emanuel