domingo, 15 de junho de 2014

IX Projeto Ler é Arte (aprovado)

“Universo da Leitura: uma viagem pelos clássicos da literatura universal”




Apresentação:
Nesse ano de 2014, estamos celebrando o décimo aniversário do PROJETO LER É ARTE. Para comemorar essa data, realizamos uma pesquisa junto aos colegas professores e percebemos que em um ano de comemoração deveríamos trazer como tema o principal motivo da existência do projeto: A LEITURA. Toda leitura é importante e deve ser valorizada. Por esse motivo, pensamos que trazer os clássicos e possibilitar que cada turma escolhesse aqueles que lhe são mais significativos seria uma boa maneira de celebrar. Eis que surge o tema: “Universo da leitura: uma viagem pelos clássicos da Literatura Universal”.

Tema: “Universo da leitura: uma viagem pelos clássicos da Literatura Universal”.

Objetivo:
O principal objetivo, desde sua criação no ano de 2004, é incentivar o hábito da leitura através de atividades interdisciplinares e de contato com as demais artes (literatura, música, pintura, escultura, teatro, cinema, dança, HQ, etc) pesquisando as relações existentes entre elas e possibilitando uma reflexão crítica constante que leve a experimentar e aprender coletivamente.

Público: Toda a comunidade escolar: professores de todas as áreas, alunos de todas as séries, níveis e modalidades de ensino (CAT, ÁREA, CURSO TÉCNICO, EJA), funcionários e demais interessados em arte e educação.

Orientadores: ÁREA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Educação Física, Inglês e Espanhol)

Tempo de elaboração: O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo e terá como ponto culminante uma mostra dos trabalhos com previsão de acontecer em OUTUBRO de 2014 (data sujeita a alteração em função do calendário escolar).

Desenvolvimento:
Cada professor, sendo ou não da área que orienta o PROJETO LER É ARTE, poderá trabalhar ao longo do ano com seus alunos auxiliando na construção de propostas de cada turma da escola, nas diferentes áreas e na preparação dos trabalhos para a Mostra, respeitando a temática da mesma.
No dia da mostra, haverá um professor responsável por cada turma, de acordo com um cronograma de distribuição de turmas elaborado em parceria entre professores, supervisão e direção da escola. Cada professor se encarregará de dar suporte à turma e cuidar da disciplina e organização da turma.
Será definido um calendário de atividades antes da mostra de trabalhos em OUTUBRO, com algumas reuniões - para preparação, planejamento e organização - a serem agendadas com a direção e supervisão da escola, para que o trabalho se desenvolva da melhor maneira possível.
Reforçamos que as atividades realizadas em sala de aula deverão ser intensificadas a partir do segundo semestre, no retorno do recesso de julho. 

Dica:
Sugerimos que as atividades contemplem atividades que envolvam qualquer expressão artística ou literária: música, poesia, dança, teatro, pintura, escultura, cinema, vídeo, fotografia, instalação, HQ... Ou outra manifestação artística que os alunos possam ter interesse em produzir. Os formatos também podem ser diversificados, sugerimos: saraus, mostras de talentos, vídeos... Os professores de cada turma têm um papel muito importante; eles serão os mediadores, ajudando, orientando a turma para criar seus próprios trabalhos, auxiliando a desenvolver suas poéticas pessoais da forma mais autônoma possível.
Acessem o blog do Projeto Ler é Arte e vejam várias dicas de livros, filmes, jogos que podem ser úteis na construção de suas propostas junto aos alunos.

Trabalhos em processo de elaboração:

Atividades paralelas (em processo):

Avaliação: Os professores da ÁREA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Educação Física, Inglês e Espanhol) se responsabilizam em fazer a avaliação dos trabalhos que deve ser preferencialmente processual, e de repassar essas avaliações aos colegas que queiram aproveitar as mesmas em outras áreas do conhecimento.

Material:
Contamos com equipamentos próprios* para a execução do X PROJETO LER É ARTE adquiridos no ano passado. Precisamos de algum suporte, como materiais de uso comum nas aulas de artes e literatura, e da disponibilidade dos recursos técnicos (laboratórios de informática e sala de vídeo) além de recursos humanos.

Grupo das Linguagens da Escola Gentil (procure-nos no facebook)
Rose Fontana Albino, Rosi Lopes, Zaida Kowalski, Vanusa Julieta Heemskerk Esteves, Maria Angélica Duarte Hanssen, Marisa Cardoso Rosa, Regina Teixeira Pereira, Michele Dernitz, Andréia Guimarães, Fabiane Charão, Silvio Aguiar, Sara Saríssima, Neusa Resende, Elisângela Aita, Elaine Fontes, Letícia Piasson, Cristine Stefani Silva, Fabiano Vargas, Claudia Rocha, Miriam Fagundes Carvalho,  Sonia Maris Rittmann

Coordenadora: Profª Sônia Maris Rittmann
Contatos:
Blog do PORJETO LER É ARTE; http://projetolerearte.blogspot.com.br/
Email da coordenadora: soniamaris@bol.com ou soniamarys@hotmail.com


Sônia Maris Rittmann
Maio de 2014


Algumas sugestões de sites para pesquisa sobre o tema:
Artigo com dicas e sugestões de livros clássicos

Vídeo sobre a importância de ler os clássicos Nova Escola

Nenhum comentário: