“Universo da Leitura: uma viagem pelos clássicos da literatura universal”
Apresentação:
Nesse ano de
2014, estamos celebrando o décimo aniversário do PROJETO LER É ARTE. Para
comemorar essa data, realizamos uma pesquisa junto aos colegas professores e
percebemos que em um ano de comemoração deveríamos trazer como tema o principal
motivo da existência do projeto: A LEITURA. Toda leitura é importante e deve
ser valorizada. Por esse motivo, pensamos que trazer os clássicos e possibilitar
que cada turma escolhesse aqueles que lhe são mais significativos seria uma boa
maneira de celebrar. Eis que surge o tema:
“Universo da leitura: uma viagem pelos
clássicos da Literatura Universal”.
Tema: “Universo da leitura: uma viagem pelos clássicos da Literatura
Universal”.
Objetivo:
O principal
objetivo, desde sua criação no ano de 2004, é incentivar o hábito da leitura
através de atividades interdisciplinares e de contato com as demais artes
(literatura, música, pintura, escultura, teatro, cinema, dança, HQ, etc)
pesquisando as relações existentes entre elas e possibilitando uma reflexão
crítica constante que leve a experimentar e aprender coletivamente.
Público: Toda a comunidade escolar:
professores de todas as áreas, alunos de todas as séries, níveis e modalidades
de ensino (CAT, ÁREA, CURSO TÉCNICO, EJA), funcionários e demais interessados
em arte e educação.
Orientadores: ÁREA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS
TECNOLOGIAS (Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Educação Física,
Inglês e Espanhol)
Tempo de elaboração: O projeto será desenvolvido durante
todo o ano letivo e terá como ponto culminante uma mostra dos trabalhos com
previsão de acontecer em OUTUBRO de 2014 (data sujeita a alteração em função do
calendário escolar).
Desenvolvimento:
Cada
professor, sendo ou não da área que orienta o PROJETO LER É ARTE, poderá
trabalhar ao longo do ano com seus alunos auxiliando na construção de propostas
de cada turma da escola, nas diferentes áreas e na preparação dos trabalhos
para a Mostra, respeitando a temática da mesma.
No dia da
mostra, haverá um professor
responsável por cada turma, de acordo com um cronograma de distribuição de
turmas elaborado em parceria entre professores, supervisão e direção da escola.
Cada professor se encarregará de dar suporte à turma e cuidar da disciplina e
organização da turma.
Será
definido um calendário de atividades antes da mostra de trabalhos em OUTUBRO,
com algumas reuniões - para preparação, planejamento e organização - a serem
agendadas com a direção e supervisão da escola, para que o trabalho se
desenvolva da melhor maneira possível.
Reforçamos
que as atividades realizadas em sala de aula deverão ser intensificadas a
partir do segundo semestre, no retorno do recesso de julho.
Dica:
Sugerimos que
as atividades contemplem atividades que envolvam qualquer expressão artística
ou literária: música, poesia, dança, teatro, pintura, escultura, cinema, vídeo,
fotografia, instalação, HQ... Ou outra manifestação artística que os alunos
possam ter interesse em produzir. Os formatos também podem ser diversificados,
sugerimos: saraus, mostras de talentos, vídeos... Os professores de cada turma
têm um papel muito importante; eles serão os mediadores, ajudando, orientando a
turma para criar seus próprios trabalhos, auxiliando a desenvolver suas
poéticas pessoais da forma mais autônoma possível.
Acessem o blog do Projeto Ler é Arte e vejam várias dicas de livros, filmes, jogos
que podem ser úteis na construção de suas propostas junto aos alunos.
Trabalhos em processo de elaboração:
Atividades paralelas (em processo):
Avaliação: Os professores da ÁREA DE
LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (Artes, Língua Portuguesa, Literatura,
Redação, Educação Física, Inglês e Espanhol) se responsabilizam em fazer a
avaliação dos trabalhos que deve ser preferencialmente processual, e de
repassar essas avaliações aos colegas que queiram aproveitar as mesmas em
outras áreas do conhecimento.
Material:
Contamos
com equipamentos próprios* para a execução do X PROJETO LER É ARTE adquiridos
no ano passado. Precisamos de algum suporte, como materiais de uso comum nas
aulas de artes e literatura, e da disponibilidade dos recursos técnicos
(laboratórios de informática e sala de vídeo) além de recursos humanos.
Grupo das Linguagens da Escola
Gentil (procure-nos no facebook)
Rose Fontana Albino, Rosi Lopes, Zaida Kowalski, Vanusa Julieta Heemskerk Esteves, Maria Angélica Duarte Hanssen, Marisa Cardoso Rosa, Regina Teixeira Pereira, Michele Dernitz, Andréia Guimarães, Fabiane Charão, Silvio Aguiar,
Sara Saríssima, Neusa Resende, Elisângela Aita, Elaine Fontes, Letícia Piasson,
Cristine Stefani Silva, Fabiano Vargas, Claudia Rocha, Miriam Fagundes
Carvalho, Sonia Maris Rittmann
Coordenadora: Profª Sônia Maris Rittmann
Contatos:
Blog do
PORJETO LER É ARTE; http://projetolerearte.blogspot.com.br/
Email da
coordenadora: soniamaris@bol.com ou soniamarys@hotmail.com
Sônia Maris Rittmann
Maio de 2014
Algumas sugestões de sites
para pesquisa sobre o tema:
Artigo com
dicas e sugestões de livros clássicos
Vídeo sobre
a importância de ler os clássicos Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário