segunda-feira, 13 de outubro de 2014

HISTÓRICO DO PROJETO LER É ARTE



BREVE HISTÓRICO DO PROJETO LER É ARTE:

Penso que ao fazermos uma retrospectiva de como surgiu o Projeto Ler é Arte, devemos pensar em todos os colegas que, de forma direta ou indireta, contribuíram para a idealização, a construção e a continuidade do projeto durante os anos em que ele vem sendo realizado.

Primeiramente, quero relembrar que o grupo de professores da área das Linguagens, antiga área da Comunicação e Expressão sempre foi muito atuante na Escola Gentil. E que, devemos isso a inúmeras pessoas, que mesmo não fazendo parte do Ler é Arte, fizeram parte da nossa história enquanto grupo. Gostaria de lembrar algumas dessas colegas que, embora não se encontrem mais na escola, continuam em nossa memória: Naira, Maria Luci, Magali, Rejane, Maria Tereza, Neusa Mello, Andréia, Angela Plath, Silvia, Darcila, Deise, Rosana e mais outras tantas... (Sugiro que lembrem os nomes das colegas que por acaso tenham sido deixados de fora dessa pequena lista)

Em segundo lugar, gostaria de dizer também que embora o projeto sido nomeado como PROJETO LER É ARTE em 2004, o mesmo já havia sido esboçado em outros momentos como na Mostra de Comunicação e Expressão em 2003 e, ainda, como parte de outras mostras, tais como Multifeiras e Feiras da Nações. Sempre com grande participação e envolvimento das colegas, dos alunos e de toda a comunidade escolar.

O Projeto Ler é Arte, propriamente dito, surge então, com força total, em 2004, numa iniciativa da professora Rosilene, que era a Supervisora Pedagógica da escola no ano em questão. O Projeto a partir de então passa então a ter, o que julgo ser o diferencial dos anos anteriores, um trabalho que une ÁREA(fundamental e médio)  e CAT (currículo por atividade) numa parceria que não havia até então. Essa parceria entre ÁREA E CAT foi fundamental para a manutenção do Projeto Ler é Arte, hoje, se soma a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e ao Curso Técnico.

Histórico dos anos anteriores:

I PROJETO LER É ARTE: tema livre (2004) mas o foco principal já era a “integração entre a LEITURA E AS ARTES”
II PROJETO LER É ARTE: O tempo e o vento: uma homenagem a Erico Veríssimo (2005)
III PROJETO LER É ARTE: Centenário Mario Quintana (2006)
IV PROJETO LER É ARTE: Expressões e Impressões do Amor (2007)

No ano de 2008 não houve o Projeto...

V PROJETO LER É ARTE: Faça Humor, Não Faça Guerra (2009)
VI PROJETO LER É ARTE: A escola como propagadora da diversidade cultural (2010)
VII PROJETO LER É ARTE: (2011) Todas as Mulheres (2011)
VIII IV PROJETO LER É ARTE: Sete pecados capitais (2012)
XIX PROJETO LER É ARTE: “100 Vinícius: o poeta da paixão”  (2013)

X PROJETO LER É ARTE: Universo da Leitura: uma viagem pelos Clássicos da Literatura Universal (2014)

Um comentário:

Angélica Duarte Hanssen disse...

Foi oportuna a ideia de escrever as memórias do nosso querido Projeto Ler é Arte. Alegra-me presenciar boa parte do seu crescimento, notar o quanto o Projeto amadureceu, e observar que nossos alunos participam efetivamente seja na sua preparação, com pesquisas, ensaios, leituras, custos e outros tantos, seja no seu desenvolvimento. O sucesso deste trabalho se dá principalmente pelo material artístico que é sua causa e finalidade, o livro. Além destes importantes motivos que destaco aqui, alunos e livros, não posso deixar de destacar, como colega e professora que sou, o trabalho e dedicação da Professora Sônia Maris, que sempre esteve a frente do nosso grupo de Linguagens, coordenando o Projeto.