segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PROJETO LER É ARTE ano 2004 o início

mostra de trabalhos em 2003

mostra de trabalhos em 2003


BREVE HISTÓRICO:

Penso que ao fazermos uma retrospectiva de como surgiu o Projeto Ler é Arte, devemos pensar em todos os colegas que, de forma direta ou indireta, contribuiram para a idealização, a construção e a continuidade do projeto durante os anos em que ele vem sendo realizado.

Primeiramente, quero relembrar que o grupo de professores da área de Comunicação e Expressão sempre foi muito atuante na Escola Gentil. E que, devemos isso a inúmeras pessoas, que mesmo não fazendo parte do Ler é Arte, fizeram parte da nossa história enquanto grupo.

Gostaria de lembrar algumas dessas colegas que, embora não se encontrem mais na escola, continuam em nossa memória:
Naira, Maria Luci, Magali, Rejane, Maria Tereza, Neusa Mello, Andréia, Angela Plath, Silvia, Darcila, Deise, Rosana e mais outras tantas... (Sugiro que lembrem os nomes das colegas que por acaso tenham sido deixados de fora dessa pequena lista)

Em segundo lugar, gostaria de dizer também que embora o projeto tenha se constituído em seu formato atual e nomeado em 2004, o mesmo já havia sido esboçado em outros momentos como na Mostra de Comunicação e Expressão em 2003 e, ainda, como parte de outras mostras, tais como Multifeiras e Feiras da Nações. Sempre com grande participação e envolvimento das colegas, dos alunos e de toda a comunidade escolar.

O Projeto Ler é Arte, propriamente dito, surge então, com força total, em 2004, numa iniciativa da professora Rosilene, que coordenava a supervisão pedagógica da escola no ano em questão. O Projeto passa então a ter, o que julgo ser o diferencial dos anos anteriores, um trabalho que junta ÁREA e CAT, numa parceria que não havia até então. Essa parceria entre ÁREA E CAT é que torna possível a existência do projeto até hoje e espero que por muitos anos ainda...

Sônia Maris/2009

Abaixo segue um resumo do primeiro ano do Projeto Ler é Arte:

PROJETO LER É ARTE
Língua Portuguesa /2004
Abrangência:Todas as séries
PROJETO: Leitura integrada com a arte.
OBJETIVO: Promover o prazer de ler e criar.
O Projeto Ler é Arte será desenvolvido ao longo do 2° semestre de 2004.

No primeiro Ler é Arte o tema era livre.
Nosso objetivo era disseminar o hábito da leitura e a valorização deste ato através da expressão artística ,fosse ela qual fosse.Ou seja,toda e qualquer manifestação ,toda e qualquer releitura era válida.E hoje, temos esse Projeto incorporado a nossa realidaede escolar, tanto por professores quanto pelos alunos.
O professor deve disponibilizar a leitura em sala de aula, conforme acordo com seus alunos.
Os alunos apresentarão a sua releitura através de painéis artísticos (Visando a valorização da criatividade de cada aluno, o material utilizado pode ser variado).
Solicitamos aos colegas que até a primeira semana de outubro, todos os trabalhos tenham sido realizados para posterior apresentação à comunidade.

Um comentário:

rosi disse...

Sônia ai está o primeiro ano do Ler é Arte.
Estou até emocionada de ver este blog.
É maravilhoso sonhar e ver o sonho realizar-se através de uma trabalho de equipe.
Valeu amiga!
No primeiro Ler é Arte ainda não tinhamos a bonequinha que foi uma maravilhosa contribuição da Professora Laura,mas os cartazes de divulgação exibiam uma criança e um casal de adultos ,todos lendo.
A idéia era que toda a família se envolve-se na apresentação dos trabalhos.

E.E.de E. BÁSICO GENTIL VIEGAS CARDOSO
PROJETO LER É ARTE
Língua Portuguesa /2004
Abrangência:Todas as séries
PROJETO: Leitura integrada com a arte.
OBJETIVO: Promover o prazer de ler e criar.
O Projeto Ler é Arte será desenvolvido ao longo do 2° semestre.
No primeiro Ler é Arte o tema era livre.
Nosso objetivo era disseminar o hábito da leitura e a valorização deste ato através da expressão artística ,fosse ela qual fosse.
Ou seja,toda e qualquer manifestação ,toda e qualquer releitura era válida.E hoje temos os este Projeto incorporado a nossa realidaede escolar tanto por professores como pelos alunos.
O professor deve disponibilizar a leitura em sala de aula,conforme acordo com seus alunos.
Os alunos apresentarão a sua releitura através de painéis artísticos.(Visando a valorização da criatividade de cada aluno, o material utilizado pode ser variado).
Solicitamos aos colegas que até a primeira semana de outubro Todos os trabalhos tenham sido realizados para posterior apresentação à comunidade.