segunda-feira, 31 de agosto de 2009

V Ler é Arte - ano 2009 - Humor


V LER É ARTE

HUMOR

“Quanto mais o espírito está seguro, afirma Nietzsche, mais o homem desaprende a gargalhada (...). Nesse sentido, saber rir é momentaneamente, tornar-se “deus”, experimentar o impensável, sair da finitude da existência”.


Apresentação do Projeto:
Nossa existência é feita basicamente de momentos trágicos e cômicos. O discernimento do que nos serve e do que não serve é que vai fazer a diferença. Um bom contador de histórias sabe que tudo gira em torno do mesmo eixo: o ser humano. Humanos que somos, falíveis, frágeis, indefesos e quando menos se espera, uma fortaleza. Rir de nossas próprias desgraças, refletir sobre nossas angústias e impotências. Nessa perspectiva, pensamos em abordar a questão do HUMOR no nosso V LER É ARTE. Em vista disso, os professores da área de Comunicação e Expressão (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Artística, Literatura, Educação Física e Ensino Religioso) propõem aos demais professores da EEEB Profº Gentil Viegas Cardoso o V PROJETO LER É ARTE que pretende levar-nos a refletir sobre as diversas formas que o humor pode assumir nas artes visuais.

Objetivo:
O PROJETO LER É ARTE é um projeto cultural cujo principal objetivo é incentivar o hábito da leitura através de atividades interdisciplinares e de contato com as demais artes (literatura, música, pintura, escultura, teatro, cinema, dança, HQ) pesquisando as relações existentes entre elas e possibilitando uma reflexão crítica constante que leve a experimentar e aprender coletivamente. Trabalhos que levem a reflexão sobre as origens do humor; as implicações sociais dos diferentes tipos de humor; os preconceitos e estereótipos; as manifestações do humor nas diferentes mídias...Com esse trabalho pretende-se estimular o desenvolvimento da sensibilidade, do senso crítico e da curiosidade investigativa dos participantes.

Público alvo:
O projeto visa trabalhar com toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, direção e demais interessados) em todas as modalidades de ensino: da Educação Infantil ao Curso Técnico, contando inclusive com a EJA,

Atividades (sugestões):
A serem definidas, durante a construção do projeto, pelo grupo de professores e alunos.
Leitura e criação de charges, tirinhas, HQ, crônicas
Produção de cinema e vídeo “cômicos” (a partir de releituras de Chaplin)
Pesquisa e leitura de diferentes obras literárias que tratem da temática:
Visita-estudo com capacitação para professores ao Museu da Língua Portuguesa – São Paulo
Visitação a espaços culturais para observação, aprendizado e sensibilização;
Festival de Comédias (seleção e apresentação de filmes humorísticos)
Produções artísticas diversas sobre a temática;
II Concurso de Poesia; ????
III Sarau Literário;

Local e data:
A mostra dos trabalhos ocorrerá no final de outubro de 2009, 23/10, sexta-feira, nas dependências da escola, nos três turnos de funcionamento da escola. O Sarau acontecerá no sábado, dia 24/10, pela manhã.

Nenhum comentário: